Como proteger a sua empresa e seus colaboradores do coronavírus na volta à rotina


O carnaval é a festa mais popular do Brasil, e dizem que o ano só começa depois que ele passa. Por mais que a pandemia do coronavírus ainda esteja preocupando a todos por conta do número alto de casos, muitas pessoas são adeptas às festividades, ainda que de dimensões bem menores que as habituais.

Do ponto de vista das empresas, pensar na saúde dos seus colaboradores se torna ainda mais fundamental nesse período, já que colaboradores que por ventura se contaminem ao longo do carnaval poderão servir de disseminadores da Covid-19 para os demais colegas de trabalho.

No CEMET, sua empresa fica protegida desse tipo de situação ao oferecer aos seus colaboradores dois tipos de testes para verificação da presença do vírus: os testes de antígeno e o PCR-RT. Ambos são indicados para quem está entre o 1º e o 7º dia após início dos sintomas, e o resultado sai em algumas horas.

Contar com colaboradores saudáveis no escritório evita que a pandemia se espalhe e ainda contribui para a manutenção da produtividade da empresa, evitando que mais trabalhadores tenham que ficar em quarentena antes de retornarem ao trabalho.

Aliás, sobre o isolamento, é prudente utilizar a seguinte recomendação do Ministério da Saúde:

Isolamento de 5 dias

A pessoa só poderá sair do isolamento nesse prazo se no fim do quinto dia:

  • Não estiver com sintomas respiratórios nem febre há pelo menos 24 horas, sem tomar remédios antitérmicos para baixá-la;
  • Testar negativo com exames de PCR ou antígeno.
  • Mesmo se a pessoa testar negativo, é indicado continuar adotando medidas adicionais, como trabalhar de casa se puder e usar máscara em locais com pessoas. Se o indivíduo ainda testar positivo, é necessário manter o isolamento até o décimo dia.

Isolamento de 7 dias

Ao fim de sete dias, é possível sair do isolamento sem teste se o paciente:

  • Não estiver com sintomas respiratórios nem febre por pelo menos 24 horas;
  • Não tiver tomado remédio antitérmico há pelo menos 24 horas.
  • Neste caso, não é necessário fazer teste para comprovar o negativo. Se os sintomas respiratórios ou febre persistirem no sétimo dia, o indivíduo deve seguir outras orientações.
  • Caso a pessoa teste negativo no sétimo dia, pode sair do isolamento, desde que o exame seja de PCR ou antígeno e desde que aguarde 24 horas sem sintomas respiratórios ou febre e sem uso de antitérmico.

Isolamento de 10 dias

Se o teste der positivo no quinto ou no sétimo dia, a pessoa deve manter o isolamento até o décimo dia. Para sair da quarentena no décimo dia, é necessário:

  • Estar sem sintomas respiratórios e sem febre por pelo menos 24 horas;
  • Não ter utilizado antitérmico por pelo menos 24 horas.

Acesse cemetms.com.br, fale com um consultor CEMET e descubra estes e outros serviços disponíveis para assegurar a saúde dos colaboradores da sua empresa e manter a produtividade lá no alto.